Caracteristicas de cada personagens








São muitos animais que vivem no fundo do mar vamos conhecer alguns deles:

O personagem principal do filme é o "Nemo", Os peixes palhaços são encontrados por toda região oeste dos Oceanos Ìndico e Pacífico, concentrando-se em maior quantidade na região dos arquipélagos das Filipinas. Dotados de um nado relativamente lento e cores chamativas, os peixes-palhaço atraem de longe a atenção dos predadores, como peixes grandes, raias e tubarões. Na natureza, o peixe palhaço não consegue sobreviver sem a presença de uma anêmona, pois elas lhe fornecem abrigo, proteção, delimitam seus territórios, afastam possíveis predadores e servem como local de desova.

O peixe conhecido como "Gil" no filme, é o Morish Idol ou (Zanclus cornutus).É um peixe de pequeno porte, colorido e único representante da família Zanclidae. Seus principais habitats são recifes e lagoas de áreas tropicais de subtropicais do Indo-Pacífico. O corpo dos Moorish Idols são achatados e em forma de disco. As cores se contrastam bem; possui faixas em preto, branco e amarelo, o que os torna atraentes aos colecionadores de peixes de aquário. Em relação ao seu corpo, as barbatanas são pequenas, exceto pela barbatana dorsal, que é bastante alongada, e quando o peixe está parado, tem a forma semelhante à de uma foice. Freqüentadores de águas rasas, os Moorish Idols vivem em profundidades de 3 até 180 metros, tanto em lugares com boas condições de claridade ou onde não há muita claridade. Podem ser encontrados no Leste da África, no Havaí, no sul do Japão, na Micronésia; são encontrados também do sul do Golfo da Califórnia até o Peru.

As estrelas–do–mar são animais marinhos. O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes, apresentando cinco pontas ocas, chamadas braços. O corpo é duro e rígido, devido seu endoesqueleto, e pode ser quebrado em partes se tratado rudemente. A respiração do animal se da através de trocas gasosas pelos pés ambulacrários e sua reprodução é feita sobretudo através da regeneração, ou seja, se um dos braços desse animal for cortado pode desenvolver uma estrela do mar nova. Para se alimentar lança o estômago pela boca, localizada em sua face oral localizada na parte inferior. É dotada de sistema digestivo completo, e o seu ânus localiza-se na parte superior; proximamente encontramos uma placa madreporita, que atua como um captador de água, necessária para o funcionamento do sistema ambulacral ou sistema hidrovascular.

O Blue Tang(Paracanthurus hepatus) é um peixe muito bonito que embeleza o aquário e é encontrado em águas marinhas, de fácil adaptação em aquários, se da muito bem com outros peixes no aquário desde que ele não tenha sido o primeiro a ser colocado no aquário eles podem ser territorialistas. Para quem não sabe ou não se lembra o Blue Tang é o peixe que foi interpretado pela Dori no filme ‘Procurando Nemo’.Da família Acanthuridae esses peciformes são conhecidos também por Cirurgião Hepatus medem cerca de 20-30 cm e têm aproximadamente 75 espécies dessa família.Levam esse nome por causa da forma de sua cauda que é pontiaguda lembrando um bisturi de cirurgião. Seu corpo é achatado e lembra uma palheta.Os olhos estão localizados na parte superior da cabeça e possuem uma boca pequena que esta localizada na parte inferior da cabeça.


Quando o peixe "Bolota" fica muito assustado ou nervoso, ele infla como um balão, e precisa pedir ajuda de seus companheiros de aquário para retornar à forma normal O baiacu não poderia receber outra denominação: O animal mais inflável do planeta. Também poderia ser chamado de criatura que mais recebe nomes, por ser um peixe considerado muito bizarro e por ser cosmopolita (é encontrado em todos os lugares). É conhecido como peixe-porco-espinho, baiacu-de-espinho, baiacu-de-chifre, baiacu chifrudo e peixe balão. Nome é o que não falta! Todos esses nomes, apelidos e denominações se referem aos mecanismos de defesa deste peixinho e a sua capacidade de expansão. Quando está calmo, ele parece um peixe comum, mas quando é atacado infla repentinamente até se tornar uma enorme esfera coberta de espinhos, três vezes maior que seu tamanho original. Assim que pressente o perigo, o baiacu começa a ingerir ar ou água: as pregas do seu estômago começam a se abrir, a pele se expande e as escamas se abrem como espinhos. Esse fenômeno ocorre graças a adaptações morfológicas de seu estômago – que sem função digestiva, fica dobrado em inúmeras preguinhas microscópicas – e também à sua estrutura esquelética: o baiacu possui a espinha dorsal, mas muito de seus ossos desapareceram especialmente as costelas. Fantástico, não?



O tubarão-azul, é um tubarão da família Carcharhinidae, que se pode encontrar nas zonas profundas dos oceanos (até 150m de profundidade), em águas temperadas e tropicais. Tem o hábito de formar pequenos grupos para migrações, suas presas mais frequentes são: peixes, lulas, pequenos cações,caranguejos, aves marinhas e crustáceos. Seu tamanho pode chegar a 4m e 240 kg, no total, mas normalmente não passa dos 2,5m e 70 kg (algumas fontes na literatura dizem já ter sido encontrados exemplares com mais de 6m de comprimento). Possui corpo esguio e focinho longo e pontudo. Dentes triangulares, pontudos e serrilhados e curvados na mandibula superior, em várias fieiras. Possuem a coloração azul-escuro no dorso, azul mais claro nos flancos e branco nos ventres. As pontas das nadadeiras costumam ser mais escuras.



O cavalo-marinho (Hippocampus) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais e anemonas marinhas. Seu tamanho é de aproximadamente 15 cm, com peso entre 50 e 100 gramas. Vivem em regiões de clima temperado e tropical. Podem ser criados em aquários, contanto que a água seja salgada e recebam cuidados especiais, pois são muito frágeis.Alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Como não tem o costume de ir atrás do alimento, ele come o que estiver a passar por ele. A cauda longa e preênsil permite que ele se agarre às plantas submarinas enquanto se alimenta de pequenos crustáceos.


As tartarugas marinham são répteis que vivem nos oceanos em áreas tropicais e subtropicais. Existem sete espécies de tartarugas marinhas (tartaruga-oliva, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-de-kemp, tartaruga-de-couro e natator depressus). O tamanho das tartarugas marinhas adultas pode variar de 1m até 2m de comprimento, caso da tartaruga-de-couro ou tartaruga-gigante. Indivíduos adultos desta espécie podem atingir até 600 kg. Estes répteis se alimentam, principalmente, de medusas, camarões, esponjas e águas-vivas. As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos de idade. Nesta fase, ela retorna para a praia onde nasceu para depositar os ovos. Estima-se que entre 100 filhotes nascidos, apenas um chegará a vida adulta. Possuem um comportamento solitário e vivem grande parte do tempo submersas nas águas dos oceanos.
O acasalamento das tartarugas ocorre nas águas costeiras ou profundas dos oceanos.
Dependendo da espécie, a cor das tartarugas pode variar do marrom ao verde.
Possuem sistemas de audição e visão bem desenvolvidos. Em função da caça predatória por vários anos, grande parte das espécies encontra-se em situação de extinção.




Os polvos são moluscos marinhos que possuem oito braços com fortes ventosas dispostas à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole mas não tem esqueleto interno (como as lulas possuem) nem externo, como o argonauta. Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, de camuflagem (conseguida através dos cromatóforos) e autotomia de seus braços.Os polvos não possuem tentáculos, mas sim oito braços, ao contrário das lulas e sépias, que, além dos oito braços, possuem dois tentáculos, os hectocótilos que actuam na hora da reprodução. Dado que os seus membros são usados na locomoção, também se pode referir aos polvos como octópodes.
Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e outros invertebrados, que caçam com os braços e matam com o bico quitinoso. Para auxiliar a caça, os polvos desenvolveram visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, que têm percepção de cor.
















11 comentários: